A união da qualidade à excelência...

Nosso colégio, desde o ano de 2013, é um parceiro do sistema Anglo de Ensino. Justamente buscamos unir um corpo docente bem qualificado a um material de excelência, obtivemos como resultante desta equação um sistema que complementa a filosofia do Colégio, proporcionando uma opção ainda mais rica e efetiva de ensino.

Assim, elencamos, abaixo, um breve descritivo sobre as perspectivas do material do Sistema Anglo de Ensino, que nos dá todo o suporte pedagógico, incluindo constantes capacitações e atualizações junto a equipe pedagógica.

EDUCAÇÃO INFANTIL

O material do Infantil foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele faz jus ao potencial cognitivo dos alunos. Atende crianças a partir de 15 meses até o último ano da Educação Infantil.  Todos os volumes privilegiam o contato com o patrimônio cultural da humanidade: compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações estão presentes nas atividades diárias dos alunos.

Seguindo o Referencial Curricular do MEC, o material aborda o conteúdo adequado a cada nível sob uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária.

Cada nível (ano escolar) é composto de quatro volumes, todos multidisciplinares. Conforme o nível, as crianças recebem material de apoio, como por exemplo, conjunto de letras e caderno de linhas verdes.

Toda a coleção é ilustrada por personagens criadas especialmente para estimular as crianças na compreensão do mundo que as cerca.

ENSINO FUNDAMENTAL I e II

O material do ensino fundamental busca  unir a tradição e a modernidade. Mas como? Tradição no que sempre deu certo, na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de estudo diário. Moderninade,  na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.

Do 1º ao 9º ano, valoriza-se o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno. A maioria das disciplinas trabalha com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazer as tarefas.

Vale ressaltar o uso de ferramentas lúdicas e jogos, contemplados na proposta do material e enviados pelo Sitema Anglo, como o ábaco de pinos e outros jogos, conforme a demanda temática ou de conteúdos, o que torna o ensino mais agradável e eficiente.

O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.

ENSINO MÉDIO

O material para o Ensino Médio desenvolve a criatividade dos alunos e a capacidade de enfrentar com sucesso situações novas, contribuindo para sua formação ética e cidadã, além de torná-los aptos a disputar vagas nas mais concorridas universidades.

Na elaboração do projeto pedagógico, foram reunidos os melhores autores para:
- estabelecer relações entre as disciplinas
- aproximar o ensino do cotidiano
- associar as inovações tecnológicas ao conteúdo programático.

Assim, o material não tem tempo de ficar velho, os autores regularmente revisam e reelaboram textos e exercícios para mantê-los sempre atuais. Em casa, como vimos no ensino fundamental,  os alunos estudam diariamente as aulas dadas ao fazer as tarefas e desta maneira, o hábito de estudo vai sendo incorporado naturalmente. O importante é seguir o lema: Aula dada, aula estudada!

Nosso colégio adotou o Ensino Médio Bienal, no qual o programa é desenvolvido em 2 anos. Já no 3ª ano, com o material TERCEIRÃO ALFA, o aluno revê todo o conteúdo, funcionando como um cursinho extensivo, complementando e aprofundando as matérias no nível requerido pelos vestibulares.