Ano Internacional das Leguminosas e dos Camelídeos

Este ano, estamos adotando a proposta da ONU, o Ano Internacional das Leguminosas e dos Camelídeos.

Tais propostas foram lançadas para promover o poder da proteína e os benefícios à saúde dos legumes secos, assim como a necessidade de conscientizar sobre a proteção dos camelídios e o consumo dos produtos que se obtém destes mamíferos de maneira sustentável.

Dentre as leguminosas mais populares, destacam-se os diversos tipos de feijão: preto, mulatinho, manteiga e carioca; grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha e fava, entre outros.

Segundo o diretor-geral da FAO-ONU, José Graziano da Silva "as leguminosas são colheitas importantes para a segurança alimentar de grande parte das populações, em particular na América Latina, África e Ásia. Nessas regiões, as leguminosas fazem parte da dieta tradicional e geralmente são produzidas por pequenos agricultores.”

 

Através do tema: "Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável", queremos explorar a fundo o potencial de nossos alunos-sementes e buscar sensibilizá-los não só sobre os benefícios trazidos pelas leguminosas, como também suscitar problemáticas relacionadas à fome, desnutrição, segurança alimentar, economia sustentável e meio-ambiente.

Assim também, observar a importância dos camelídeos que, atualmente, mantêm seis espécies: dromedários, camelos bactrianos, lhamas, alpacas, vicunhas e guanacos, localizados na África Setentrional, Ásia Ocidental e Ásia Central, e América do Sul.

O valor deles é reconhecido econômica e culturalmente na vida dos povos que habitam estas zonas, nas quais são domesticados e utilizados como uma fonte de alimento, lã e como animais de carga.

 

Portanto, nosso Colégio, buscando estar atento às mudanças e aos impactos na sociedade, verifica não só a relevância social dos temas, como a versatilidade pedagógica dos mesmos, propondo que estes sejam explorados nas diversas áreas e disciplinas, promovendo assim, um aprendizado que vai muito além dos programas de ensino, incluindo uma base sólida, contextualizada e cidadã.

 

Vídeo em Inglês: International Year of Pulses
Vídeo em Espanhol:
Año Internacional de las Legumbres

Colégio Participação

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Holambra-SP
(19) 3802-1650 / 1654  (Infantil)
(19) 3802-1642 / 3902-4039 (Fund. e Médio)
  • w-facebook
  • YouTube Social  Icon

© 2017 - Colégio Participação